#Moema30Anos

#Moema30Anos: a história da paixão por um bairro único

Moema

Localizada na zona sul de São Paulo, Moema é um charme só. Repleto de bares e restaurantes, lojas de grife, estúdios de TV e cinema, adegas – e berço do Shopping Ibirapuera, o primeiro grande centro comercial do Brasil –, o bairro nasceu oficialmente em 1997. Mais exatamente, no dia 15 de outubro de 1997. Parece estranhamente novo demais? Pois é, são só 29 anos - e com direito à contagem regressiva para o aniversário de 30, daqui a alguns meses. 

Em 97, o então prefeito Jânio Quadros estabeleceu novos limites para a região sul da capital paulista e assinou uma lei que, na prática, tornou "oficial" a vida de Moema. Mas essa história tem muitas histórias. E são elas, as histórias que fazem do bairro em que moramos, trabalhamos e vivemos aquilo que ele é, que vamos contar ao longo dos próximos meses.

Tem coisas que você já sabe, e outras que nem desconfia. Mas o certo é que hoje Moema, esse pedacinho de São Paulo cujo nome tem origem tupi-guarani, é o bairro com a melhor qualidade de vida da capital e o segundo mais divertido, ao menos considerando a quantidade de casas de eventos e de entretenimento. Com suas ruas nomeadas por pássaros e expressões típicas do idioma que os índios aqui falavam há centenas de anos, Moema é uma festa da diversidade. Para isso colaboram as alamedas planas que convidam para um passeio de bike ou uma caminhada até uma de suas praças, bares ou lojas. Ou ainda a tranquilidade de suas ruazinhas, que formam um oásis no cenário às vezes árido da capital. 

Alias, tranquilidade mesmo: em 2016, o bairro foi definido como o de melhor Índice de Desenvolvimento Humano, ou IDH, de São Paulo. E olha que, se a comparação não se limitar à cidade, a situação fica ainda melhor: se fosse transformada em um país, Moema teria o IDH mais alto do mundo.

Para comemorar e partilhar a paixão que o bairro desperta, o Tropical Kids, buffet referência em Moema, lança com orgulho a ação #Moema30Anos. Os primeiros primeiros comércios, curiosidades, personagens, a evolução e novidades de um dos bairros mais amados de São Paulo estarão aqui. E, se você tem uma história sua que fala sobre Moema, conte ela pra gente. Vai ser um prazer estampá-la aqui no site.

Volte semana que vem - teremos novidades em #Moema30Anos.

Moema